Dra Winni Scardua

médico faz ultrassom abdome total

Para que serve a ultrassonografia de abdome total:

paciente que fez cirurgia de abdome

A USG ou ultrassom de abdome total avalia os órgãos sólidos, como:

– Fígado,

– Baço

– Pâncreas.

Avalia também aqueles são preenchidos líquidos:

– Bexiga,

– Vesícula biliar

– Grandes vasos do abdome (que são a aorta e veia cava). Avaliação de calibre, ou seja, sem uso de Doppler.

Em relação aos órgãos “ocos”: o estômago e intestino, a presença de ar no interior, prejudica a penetração das ondas ultrassônicas e consequentemente prejudica a formação da imagem.

Entretanto, o ultrassom de abdome total permite visualizar (caso não haja gás demais) algumas condições em que existirem massas volumosas intestinais, além dos casos em que há maior quantidade de líquido em algum segmento do intestino, como nas colites, apendicite, diverticulite; é possível visibilizar também a gordura ao redor do intestino, e identificar os linfonodos aumentados, como é o caso da adenite mesentérica.

criança com dor no abdome

É importante lembrar, que para avaliação dos órgãos ocos (estômago e intestino) podem ser melhor avaliados por meio dos exames que visualizam com uma câmera a sua parte interna (ou seja, os exames endoscópicos), como é o caso da endoscopia e colonoscopia.

Aproveito para ressaltar que nos casos de dores agudas abdominais, o ultrassom é um importante exame, que permite rastrear doenças como pedras na vesícula, diferenciando uma dor de gastrite de uma cólica biliar.

Condições que podem atrapalhar o exame:

Obesidade.

Cirurgias prévias extensas no abdome (cortes verticais, queloides, abdominoplastia).

Queimaduras abdominais.

Presença de grande quantidade de gases no trato gastrointestinal.

Preparo para o exame:

Jejum de sólidos de 4 a 6 horas.

Recém nascidos e bebês menores de 6 meses: EU DISPENSO O JEJUM!!!

Pode ser possível realizar todo o exame sem problemas, ou no caso da não visualização da vesícula biliar durante o exame, eu informo aos pais e pode ser necessário (em raros casos), uma segunda avaliação num momento mais oportuno para o bebê e família.

O que quer dizer que: água, chás e café sem açúcar estão liberados.

O exame necessita de bexiga cheia (eu recomendo 4 copos de água uma hora antes do exame), tendo um jejum diferente de quando você vai passar por um procedimento cirúrgico.

paciente bebe água

*Caso você possua alguma limitação em relação à quantidade de água que pode ingerir ou ao tempo que consegue segurar a urina, é importante que você comunique à equipe para adequação das recomendações ao seu caso específico.

Outra recomendação que eu gosto de fazer aos pacientes que vão fazer exames de ultrassonografia de abdome de forma agendada comigo, é o uso de medicamentos “anti-flatulentos” para redução da quantidade de gás intestinal no dia anterior ao exame.

Por esse mesmo motivo, recomendo também no dia anterior ao exame, que evite o consumo de alimentos tipicamente causadores de gases intestinais, como brócolis, repolho, feijão e comidas com excesso de condimentos, molhos etc.

Motivos do jejum

  1. Evitar acúmulo de gases intestinais.
  2. O jejum expande a vesícula biliar, permitindo sua adequada avaliação.

Como é feito o exame?

O exame de ultrassonografia de abdome total é realizado na posição deitada em uma maca, geralmente coberta por lençol descartável, o profissional que realiza o exame é um médico com formação em ultrassonografia (no meu caso, 3 anos de residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem).

O médico vai usar um aparelho semelhante a um computador, que possui um componente que pode ser chamado de “sonda” ou “transdutor”. Essa sonda vai ser recoberta por um gel à base de água (não é álcool) e vai entrar em contato com a pele do paciente, passando por cima dos locais que ficam localizados cada um dos órgãos abdominais.

O USG de abdome total é um exame geralmente indolor, a não ser no caso do paciente que possui alguma condição bastante inflamatória, como a apendicite, por exemplo.

INFORMAÇÕES ESPECIAIS PARA ULTRASSONOGRAFIA PEDIÁTRICA:

criança brincando de medico

GOSTO SEMPRE DE REFORÇAR ÀS CRIANÇAS QUE ATENDO E TAMBÉM AOS PAIS, QUE O EXAME NÃO ENVOLVE QUALQUER TIPO DE “FURADA” OU “AGULHADA”.

Estratégias que recomendo ainda em casa para minimizar o medo do desconhecido (o que é totalmente normal e não deve ser menosprezado):

  1. Mostrem vídeos de pacientes fazendo ultrassom
  2. Simulem o procedimento do exame nos brinquedos
  3. Explique ao seu filho sobre como é o procedimento (gosto do exemplo de que “é igual ao exame que mamãe fez pra ver você quando morava na barriga da mamãe”)

Caso aconteça o pânico durante o exame, seu filho será acolhido pela nossa equipe.

Evitamos ao máximo a contenção dos pacientes (geralmente é necessário nos bebês), mas quando o paciente já tem um mínimo de entendimento, é preferível tentar “negociar” a realização do exame, para evitar traumas desnecessários.

Principais indicações para realização de ultrassom de abdome total:

– Pesquisa de gordura no fígado, cirrose, nódulos ou tumores hepáticos.

– Identificar pedras na vesícula ou infecção (colecistite).

– Relacionadas ao pâncreas: procurar cistos, nódulos ou sinais de pancreatite.

– Investigação de malformações renais, cistos, pesquisa de pedras nos rins, sinais de doença renal crônica.

– Avaliar o tamanho do baço, que pode estar aumentado em doenças infecciosas ou do sangue. Pesquisa de varizes, que podem ser um sinal indireto de cirrose.

– Investigar bexiga de esforço, procurar tumores ou pedras na bexiga.

– Aneurisma da aorta em sua porção abdominal.

– Na pediatria/ recém nascido: quando um bebê apresenta alguma alteração de órgão abdominal no ultrassom morfológico, é comum que o pediatra, após o nascimento da criança, solicite uma ultrassonografia de abdome para avaliar se aquela alteração persiste extra-útero.

– Doenças maternas gestacionais, como o diabetes e também a criança que nasce com uma “carninha” na frente do ouvido (apêndice pré-auricular) podem estar relacionadas à malformações do trato urinário.

Procure sempre um profissional qualificado e da sua confiança para realizar os seus exames para se certificar da qualidade dos diagnósticos.

*Referências:

Normatização-de-exames-de-ultrassonografia1.pdf (cbr.org.br)

SciELO – Brasil – O jejum como fator de influência na qualidade da ultrassonografia de abdome em crianças posto em questão! O jejum como fator de influência na qualidade da ultrassonografia de abdome em crianças posto em questão!

*Este artigo tem cunho informativo e, de forma alguma substitui uma consulta médica individualizada.

Dra Winni Scardua, Médica Radiologista/Ultrassonografista, RQE 12465

foto da médica
  • membro do Colégio Brasileiro de Radiologia
  • + de 20 mil exames realizados.
  • equipamento de última geração
  • ultrassonografia humanizada

Leia também:

O QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O EXAME DE ULTRASSOM – Dra Winni Scardua (drawinniscarduaultrassom.com.br)

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?