Dra Winni Scardua

mulher surpresa

O ultrassom, ou ultrassonografia (há quem chame de ecografia) é um método de exame realizado através do contato de um aparelho que pode ser chamado de “transdutor” ou “sonda”, que tem uma face revestida por cristais que emitem ondas sonoras e captam o eco formado pelo contato dessas ondas com os órgãos do paciente. É aplicado um gel à base de água nesse transdutor para conduzir as ondas através da pele do paciente.

Muita gente ainda pensa que o ultrassom serve somente para avaliação de gravidez, e isso não é verdade, apesar deste método de exames ser de suma importância durante esse período.

O ultrassom tem radiação?

símbolo radiação

Não, o exame de ultrassom é livre de radiação, como expliquei acima, a imagem é formada através de ondas sonoras, o que torna o exame de ultrassom um método totalmente seguro!

Contra-indicações ao exame de ultrassom:

Não existem contra-indicações a este tipo de exame, sendo indicado para avaliação de diversas estruturas, desde o acompanhamento fetal na gestação até órgãos abdominais, pulmão, coração, estruturas musculares, articulações, além também da pele e unhas (isso mesmo, é possível fazer ultrassom das unhas).

Por que fazer um ultrassom?

O ultrassom tem inúmeras indicações, dentre elas podemos citar as mais comuns na minha prática médica:

gestante ultrassom
  • Pesquisa de causas de dor abdominal.
  • Avaliação do feto durante a gestação (esse é o campeão!).
  • Pesquisa de malformações nos recém-nascidos.
  • Avaliação dos rins e bexiga quando o paciente apresenta repetidas infecções urinárias.
  • Pesquisa de gordura no fígado.
  • Diagnóstico de pedra na vesícula.
  • Avaliação do útero e ovários, em busca de miomas ou cistos ovarianos.
  • E muito mais…

Quem é o profissional que faz ultrassom?

No Brasil, somente quem pode realizar o exame de ultrassom é o profissional médico. Para especialização em ultrassonografia há dois caminhos tradicionais, que são: Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem ou ainda realização de uma pós graduação.

Eu optei pela residência, me especializei no diagnóstico por imagem como um todo e hoje atuo tanto com ultrassom (onde o próprio médico realiza o exame e também dá o laudo), como na elaboração de laudos para os outros métodos de imagem como radiografias e tomografias – que são realizados por um técnico/tecnólogo e laudados pelo médico.

Prezo pela qualidade técnica e bom uso da tecnologia, então acredito que o profissional que atua com diagnóstico por imagem deve estar em constante evolução e busco sempre me aperfeiçoar nesta área, através de cursos constantes.

médica segurando ultrassom

Procure sempre um profissional qualificado da sua confiança para realizar os seus exames para se certificar da qualidade dos diagnósticos.

*Este artigo tem cunho informativo e, de forma alguma substitui uma consulta médica individualizada.

Dra Winni Scardua, Médica Radiologista/Ultrassonografista, Registro de qualificação de especialista número 12465

  • membro do Colégio Brasileiro de Radiologia
  • + de 20 mil exames realizados.
  • equipamento de última geração
  • ultrassonografia humanizada

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?