Dra Winni Scardua

O QUE FAZ O MÉDICO RADIOLOGISTA?

Médico radiologista acompanhando tomografia. Imagem de: Mart Production em pexels.

Médico radiologista acompanhando tomografia.

O médico radiologista é o especialista em analisar os exames de imagem e emitir laudos com as informações a respeito das doenças identificadas nas imagens disponíveis. Os principais métodos de exames disponíveis no Brasil para os quais o médico Radiologista é treinado em avaliar são:

– Radiografia (O famoso Raio-X);

– Tomografia Computadorizada;

– Ressonância Magnética;

– Ultrassonografia.

imagem do acervo pessoal da dra winni scardua

RADIOLOGISTA É MÉDICO?

Dentro da Radiologia há o profissional médico, que passa pela faculdade de medicina – 6 anos e a Residência Médica de Radiologia e Diagnóstico por imagem – 3 anos.

Há ainda o tecnólogo em Radiologia e o técnico, que são responsáveis pela aquisição das imagens de Raios-X, Tomografia e da Ressonância Magnética.

MÉDICO RADIOLOGISTA FAZ CONSULTA?

Consulta Radiológica. Foto de Antoni Shkraba: https://www.pexels.com/pt-br/foto/medico-doutor-cuidados-de-saude-assistencia-medica-5214997/

Alguns médicos radiologistas disponibilizam o serviço de Consulta Radiológica, que consiste principalmente em analisar a queixa do paciente, juntamente com os exames anteriores do e orientar os próximos passos a seguir para conseguir chegar num diagnóstico difícil. Alguns exemplos de aplicações para a consulta radiológica são:

– Investigação de dor pélvica crônica em mulheres;

– Investigação de infertilidade em mulheres;

– Investigação de dores crônicas.

Mulher com dor pélvica crônica. Foto de SHVETS em Pexels.

MÉDICO RADIOLOGISTA SÓ LAUDA OU FAZ O EXAME TAMBÉM?

No caso do Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética, o responsável pela execução do exame é o Técnico ou Tecnólogo e o papel do Médico é acompanhar a realização do procedimento para o caso de haver alguma complicação da injeção endovenosa do contraste ou mesmo tranquilizar os pacientes fóbicos e garantir que as imagens tenham o melhor padrão de qualidade possível, bem como a análise dessas imagens e emissão de um “parecer” através do laudo.

Já nos exames de ultrassom, como o método é examinador-dependente, a destreza manual do profissional impacta diretamente na qualidade do exame e exige um vasto conhecimento de anatomia e funcionamento do corpo humano, sendo assim, o mesmo profissional que adquire as imagens é quem emite o laudo contendo sua opinião a respeito dos achados encontrados no exame.

MÉDICO RADIOLOGISTA FAZ ULTRASSOM?

Sim, o médico radiologista realiza exames de ultrassom. Seu amplo conhecimento de anatomia, funcionamento do organismo e entendimento dos principais métodos de diagnóstico através da imagem, permitem que este profissional seja altamente recomendado para realização de exames de ultrassonografia.

Médica fazendo ultrassom obstétrico. Imagem de: Mart Production em pexels.

MÉDICO RADIOLOGISTA É O MESMO QUE ULTRASSONOGRAFISTA?

A ultrassonografia pode ser escolhida como área de atuação do profissional médico radiologista ou ainda como complementar para médicos de outras especialidades, como a medicina de família e ortopedia.

QUAL O CAMINHO PARA SE TORNAR UM MÉDICO RADIOLOGISTA?

O caminho mais indicado para se tornar um médico radiologista é cursar a faculdade de medicina e em seguida a residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Há quem opte pela realização de uma pós graduação ao invés da residência médica, já que a pós graduação tem uma carga horária menor, porém há o passo adicional de ter que passar pela prova de título do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) para obtenção do Registro de Qualificação de Especialista (RQE), ao passo que quando se conclui a residência médica é necessário somente registrar o diploma junto ao CRM para obter esse registro.

QUANTO GANHA O MÉDICO RADIOLOGISTA?

O médico radiologista é remunerado com base na sua produção, na elaboração dos laudos de exames e realização das ultrassonografias e o salário pode variar com base no mercado da cidade e estado em que o profissional trabalha.

Dra Winni

A dra Winni é Médica Radiologista, formada pela Universidade de Vila Velha (2009 – 2015) e com residência médica em Diagnóstico por Imagem pelo Hospital Estadual dr Jayme dos Santos Neves (2018 – 2021). CRM ES 13754. RQE 12465.

Atualmente é:

  • Membro do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR);
  • Staff de Ultrassonografia Obstétrica no Hospital Estadual Dr Jayme dos Santos Neves;
  • Membro do corpo clínico do Hospital Meridional Vitória;

Representante acompanhamento gestacional ultrassonográfico pelo método LGA em Vitória.

Exames realizados:

– Ultrassom obstétrico convencional;
– Obstétricos morfológico de primeiro trimestre,
– Morfológico segundo trimestre;
– Obstétrico com Doppler;
– Abdome total;
– Vias urinárias;
– Ultrassonografia de rim transplantado com Doppler;
– Pélvica ginecológica (via abdominal);
– Endovaginal;
– Ultrassonografia de partes moles (cada região);
– Parede abdominal;
– Regiões inguinais (cada lado);
– Articulações (joelho, ombro e punho, tornozelo, cotovelo);
– Quadril neonatal (recém nascido para ângulo de Graaf);
– Bolsa escrotal com Doppler;
– Bolsa escrotal sem Doppler;
– Ultrassonografia das Mamas;
– Pescoço/ glândulas salivares;
– Tireoide com Doppler;
– Tireoide sem Doppler;
– Ultrassonografia Transfontanela;
– Ultrassonografia de suturas cranianas (para avaliar cranioestenose).

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?