O ultrassom, ou ultrassonografia (há quem chame de ecografia) é um método de exame realizado através do contato de um aparelho que pode ser chamado de “transdutor” ou “sonda”, que tem uma face revestida por cristais que emitem ondas sonoras e captam o eco formado pelo contato dessas ondas com os órgãos do paciente. É aplicado um gel à base de água nesse transdutor para conduzir as ondas através da pele do paciente.
Muita gente ainda pensa que o ultrassom serve somente para avaliação de gravidez, e isso não é verdade, apesar deste método de exames ser de suma importância durante esse período.
O ultrassom tem radiação?
Não, o exame de ultrassom é livre de radiação, como expliquei acima, a imagem é formada através de ondas sonoras, o que torna o exame de ultrassom um método totalmente seguro!
Contra-indicações ao exame de ultrassom:
Não existem contra-indicações a este tipo de exame, sendo indicado para avaliação de diversas estruturas, desde o acompanhamento fetal na gestação até órgãos abdominais, pulmão, coração, estruturas musculares, articulações, além também da pele e unhas (isso mesmo, é possível fazer ultrassom das unhas).
Por que fazer um ultrassom?
O ultrassom tem inúmeras indicações, dentre elas podemos citar as mais comuns na minha prática médica:
- Pesquisa de causas de dor abdominal.
- Avaliação do feto durante a gestação (esse é o campeão!).
- Pesquisa de malformações nos recém-nascidos.
- Avaliação dos rins e bexiga quando o paciente apresenta repetidas infecções urinárias.
- Pesquisa de gordura no fígado.
- Diagnóstico de pedra na vesícula.
- Avaliação do útero e ovários, em busca de miomas ou cistos ovarianos.
- E muito mais…
Quem é o profissional que faz ultrassom?
No Brasil, somente quem pode realizar o exame de ultrassom é o profissional médico. Para especialização em ultrassonografia há dois caminhos tradicionais, que são: Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem ou ainda realização de uma pós graduação.
Eu optei pela residência, me especializei no diagnóstico por imagem como um todo e hoje atuo tanto com ultrassom (onde o próprio médico realiza o exame e também dá o laudo), como na elaboração de laudos para os outros métodos de imagem como radiografias e tomografias – que são realizados por um técnico/tecnólogo e laudados pelo médico.
Prezo pela qualidade técnica e bom uso da tecnologia, então acredito que o profissional que atua com diagnóstico por imagem deve estar em constante evolução e busco sempre me aperfeiçoar nesta área, através de cursos constantes.
Procure sempre um profissional qualificado da sua confiança para realizar os seus exames para se certificar da qualidade dos diagnósticos.
*Este artigo tem cunho informativo e, de forma alguma substitui uma consulta médica individualizada.
Dra Winni Scardua, Médica Radiologista/Ultrassonografista, Registro de qualificação de especialista número 12465
- membro do Colégio Brasileiro de Radiologia
- + de 20 mil exames realizados.
- equipamento de última geração
- ultrassonografia humanizada